Em uma disputa que já se mostra tensa dentro e fora de campo, a CONMEBOL interveio diretamente para garantir a presença da torcida do Botafogo na partida semifinal da Libertadores contra o Peñarol, nesta quarta-feira (30), no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. O confronto, classificado como de “alto risco” pelas autoridades uruguaias, coloca em pauta questões de segurança e logística para a torcida alvinegra que deve viajar para apoiar o time carioca em solo uruguaio.
No ofício enviado ao Peñarol e à Associação Uruguaia de Futebol (AUF), a CONMEBOL deixa claro que a presença dos torcedores brasileiros no estádio deve ser garantida. A entidade chega a cogitar a realização do jogo com portões fechados ou até sua transferência para outro local, caso a determinação não seja respeitada.
CONTEÚDO RELACIONADO
Uruguai veta torcida do Botafogo no confronto com PeñarolCBF afasta árbitros do VAR após polêmicas na Série AWeverton pode ser punido após empurrar Pikachu contra câmera
Segundo o documento, o Peñarol tinha até as 10h desta terça-feira (29), no horário de Brasília, para assegurar a entrada dos visitantes e todas as condições de segurança necessárias aos botafoguenses. Caso contrário, as sanções previstas pela entidade serão colocadas em prática. Em resposta imediata, o Peñarol divulgou uma nota assinada por seu presidente, Ignacio Ruglio, reafirmando o desejo de disputar a partida em seu estádio e responsabilizando torcedores rivais pelos confrontos ocorridos no Rio de Janeiro.
Quer saber mais notícias da Libertadores? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
“O Peñarol insiste à Conmebol que quer jogar em seu estádio, com a sua torcida. Não foi o Peñarol nem a sua torcida os responsáveis por tudo o que aconteceu no Rio. Os torcedores do Peñarol apenas se defenderam dos ataques em toda a cidade, a qualquer hora”, afirmou o clube, que também pontuou os desafios enfrentados pela torcida visitante no Brasil.
JOGO DE “ALTO RISCO”
O Ministério do Interior do Uruguai, por meio do ministro Nicolás Martinelli, qualificou a partida como de “alto risco”, justificando que a proibição de torcida visitante é uma decisão necessária para garantir a segurança dos alvinegros. Na tarde de segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou, defendendo o direito dos torcedores botafoguenses de assistir à partida.
No documento oficial, a CONMEBOL baseia-se no artigo 4.2.2 do Manual de Clubes para exigir o cumprimento da medida. O regulamento permite que a entidade sul-americana determine mudanças de estádio por motivos de segurança ou em casos excepcionais.
ESTÁDIO PREPARA ÁREA PARA VISITANTES
Paralelamente, a administração do estádio Campeón del Siglo já iniciou a preparação para receber a torcida visitante, conforme flagrado pela ESPN. Funcionários foram vistos reforçando grades e instalando cercas de segurança, incluindo arame farpado, para dividir os setores.
CONFIRA O OFÍCIO DA CONMEBOL NA ÍNTEGRA:
Prezado Presidente,
Escrevemos-lhe em nome e representando a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), a respeito da comunicação recebida hoje do Ministério do Interior, na qual somos informados que a partida de 30 de outubro de 2024 entre o Club Atlético Peñarol e o Botafogo de Futebol e Regatas, correspondentes às semifinais da CONMEBOL Libertadores, serão disputados exclusivamente com a presença do público local, ou seja, o Club Atlético Peñarol.
A este respeito, gostaríamos de lembrar que esta notificação deveria ter sido emitida pelo menos oito dias antes da data da reunião. Cerca de 1.600 ingressos já foram vendidos aos torcedores do Botafogo, a maioria dos quais já viajou para a cidade de Montevidéu. Que, noutras ocasiões, o Ministério do Interior classificou os jogos do Club Atlético Peñarol como de Alto Risco, tendo o Clube tomado as medidas de segurança e logísticas necessárias à realização do jogo no estrito cumprimento do disposto no Regulamento da Competição. É por isso que solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai, juntamente com o Club Atlético Peñarol, garantam por escrito que estão reunidas as condições de segurança necessárias para a realização da reunião com a presença de ambas as partes, e que o Será enviado à CONMEBOL antes de 29 de outubro às 10h00 (horário do Paraguai), caso contrário a CONMEBOL reserva-se o direito de:
1. Estabelecer que a partida semifinal seja disputada sem público, ou
2 Transferir a partida para outro território, de acordo com o disposto no Art. 4.2.2 do Manual do Clube.