A Cabelegria, ONG cujo propósito é levar autoestima e sorrisos a pacientes oncológicos e pessoas com patologias que tenham como sintoma a queda dos cabelos, convidou torcedores a participar do “Juntas em Campo”, campanha com foco na equidade de gênero, que terá início em outubro deste ano com uma ação especial com foco no Outubro Rosa.
Em parceria com o Brasileirão e o Atlético Mineiro, a instituição disponibilizará um caminhão para receber doações de cabelos e doar perucas, enquanto profissionais de saúde divulgarão informações para conscientizar sobre a importância da prevenção da enfermidade.
Conteúdo Relacionado:
Enem pode mudar datas dos jogos da final da Copa do BrasilDeyverson finge cobrança de falta e se alonga em campo; vejaMilito prega respeito e alerta para volta na ArgentinaCarrasco do River, Deyverson lembra sonho de jogar pelo Boca
As atividades acontecerão na Esplanada da Arena MRV neste sábado (26), antes do jogo do Galo contra o Internacional. No mesmo local, as mulheres terão a oportunidade de se informar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, do autoconhecimento e autocuidado, aprendendo, por meio de um protótipo de mama, como realizar o autoexame.
Duas horas antes do início da partida, a partir das 17h, os torcedores que passarem pela esplanada encontrarão o caminhão da ONG, que traz amostras de perucas feitas com cabelos naturais doados à organização.
Mulheres em tratamento contra o câncer que se inscreveram antecipadamente pelo e-mail contato@cabelegria.org, até o meio dia deste dia 25, poderão testar as perucas e retirá-las gratuitamente no local.
Os torcedores que desejarem doar cabelos deverão levar já cortados. Os fios podem conter produtos químicos, mas devem ter mais de 15 cm de comprimento.
É importante que o doador lave o cabelo e deixe secar naturalmente, depois faça um rabo de cavalo com elástico e corte. Por fim, colocar o cabelo em um saco plástico, antes de ser entregue.
Dando continuidade às suas ações, o caminhão percorrerá outros três pontos nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira as datas e locais:
29 de outubro: Hospital das Clínicas UFMG;30 de outubro: Hospital Américas, Rio de Janeiro;31 de outubro: Hospital Santa Marcelina, São Paulo.
Em 2024, a Cabelegria comemora 10 anos de atuação e lançou a campanha “Outubro 10x Pinker”, que visa arrecadar recursos para a confecção de 5 mil perucas.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, depois do câncer de pele. No Brasil, foram estimados 73,6 mil casos novos em 2024, com risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência aumenta progressivamente, principalmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que aproximadamente 17% dos casos podem ser prevenidos por meio de hábitos de vida saudáveis.