Sucesso entre as crianças dos anos 1990, a novela Carrossel retrata uma mistura de desafios e momentos de alegria do universo infantojuvenil. Inicialmente transmitida pelo SBT, agora a Rede Globo passa a deter os direitos de transmissão do folhetim considerado um marco da televisão mundial.
A Globo adquiriu os direitos da novela Carrossel, originalmente produzida pela Televisa. A trama mexicana, voltada ao público infantojuvenil, teve destaque em 1991, quando foi exibida pelo SBT no Brasil, competindo com a novela O Dono do Mundo, novela de Gilberto Braga que tinha no elenco nomes como Antônio Fagundes, Malu Mader, Fernanda Montenegro e Glória Pires. O sucesso da trama enlatada foi tanto que gerou uma crise na aposta da Plin Plin para aquele ano.
Posteriormente, em 2012, o SBT realizou um remake da novela, que contou com a participação de Maisa Silva e Larissa Manoela no elenco e obteve boa aceitação entre o público infantil.
Atualmente, a Globo tem voltado sua atenção à renovação de seu público a longo prazo. Uma das estratégias adotadas pela emissora tem sido a inclusão de influenciadores digitais em suas produções, como novelas e séries, com o objetivo de atrair uma audiência mais jovem para a TV aberta e outras plataformas do Grupo Globo.
Conteúdo relacionado:
Atores morrem em gravação com Maria Joaquina de CarrosselEx-carrossel vence bullying e perde 35 kg; Veja!Laura de Carrossel perde 35 quilos e mostra barriga chapada
A aquisição dos direitos de Carrossel faz parte dessa tentativa de se conectar com o público jovem, mas ainda não há uma decisão oficial sobre a produção de uma nova versão da novela.
No passado, a emissora costumava adquirir produções estrangeiras e deixá-las sem exibição, com o intuito de impedir que outras emissoras as transmitissem. No entanto, essa não é a intenção atual da Globo. Ao menos no streaming, sucessos como Marimar, A Usurpadora e Maria do Bairro, que foram ao ar no SBT, fizeram parte do catálogo GloboPlay.
Quer mais notícias de entretenimento? acesse o nosso canal no WhatsApp
A versão brasileira de Carrossel segue sendo exibida pelo SBT, que também lançou a série Patrulha Salvadora e dois filmes derivados da novela: Carrossel: O Filme e Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina.