Na Amazônia, devido à sua dimensão continental e características naturais, um dos meios de transporte mais utilizados são os fluviais, utilizando-se rabetas, lanchas, canoas, balsas e demais tipos de embarcações.
Uma lancha com ao menos 20 passageiros desapareceu no fim da manhã da última segunda-feira (19) enquanto fazia a rota entre os municípios de Gurupá e Porto de Moz, localizados na região oeste do Pará. Após quase 24 horas do sumiço misterioso, os passageiros foram resgatados com vida na manhã desta terça-feira (20).
CONTEÚDO RELACIONADO:
Rumo ao Combu, lancha tem pane no motor e fica à derivaLancha de transportes pega fogo no Marajó, veja vídeo
Segundo as primeiras informações sobre o caso, os passageiros da embarcação, conhecida como Expresso Fonseca, foram encontrados por um pescador, identificado como Manoel, na Ilha de Moju, na zona rural de Gurupá. A lancha foi alvo de criminosos, que sequestraram a mesma em uma ação de pirataria.
O prefeito de Porto de Moz, Berg Campos, se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido, confirmando que a lancha estava desaparecida desde a manhã de segunda (19) e que a mesma sofreu uma ação criminosa.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Ele relatou que as polícias Civil e Militar do Pará e do Amapá foram acionadas para investigar o caso e fazer buscas na região, pois havia a suspeita de que a embarcação pudesse ter sido direcionada por piratas para a foz do Rio Amazonas, rumo ao município de Santana (AP).
HORAS DE ANGÚSTIA ATÉ O RESGATE
Em Porto de Moz, que era o destino da viagem que partiu de Gurupá e deveria durar cerca de duas horas, familiares dos passageiros e demais moradores da cidade passaram horas de angústia sem notícias sobre os desaparecidos e chegaram a fazer uma vigília durante a noite e madrugada.
A Prefeitura Municipal acionou a Defesa Civil para prestar apoio psicossocial às pessoas afetadas e que estavam em busca de informações sobre o paradeiro da lancha.
Apenas no fim da manhã desta terça é que os familiares foram informados de que os passageiros desaparecidos estavam bem e foram resgatados na Ilha de Moju. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) confirmou a informação e declarou que equipes da Polícia Civil de Porto de Moz, que apuram o caso, foram deslocados para resgatar as vítimas.
De acordo com a Segup, a Polícia Civil segue com as investigações para localizar a embarcação, que pertence ao estado do Amapá, e buscar pelos suspeitos, os quais já foram identificados.
A Marinha do Brasil também chegou a ser acionada sobre o desaparecimento da lancha ainda na segunda-feira (19). A corporação informou que a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) foi notificada para auxiliar na investigação do caso.