A potência de uma das maiores vozes da música paraense e as letras de duas das maiores vozes do rock nacional marcam um encontro no próximo sábado, 13 de julho, a partir das 18h, no restaurante Na Maré. Esta é a premissa do show de Renata del Pinho, que presta um tributo aos cantores Rita Lee e Cazuza, em pleno Dia Mundial do Rock.
Rita e Cazuza são duas das maiores vozes do rock nacional e para Renata del Pinho, um show no dia mundial deste gênero musical é uma oportunidade para cantar os sucessos destes inesquecíveis artistas.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Desfile de moda em Belém empodera mulheres negrasMusical biográfico de Fafá de Belém chega aos palcos em 2025
“No começo da construção do show, o tributo seria direcionado a Rita Lee. Mas a partir da conversa com a minha equipe, decidimos homenagear esse gênero tão importante pra música, com uma setlist concentrada na obra tanto da Rita quanto do meu amado e eterno Cazuza. Daí, a nossa homenagem ao rock vai passar por esses grandes expoentes do rock nacional”, destaca a cantora.
O evento também vai contar com as participações especiais de dois artistas da nova geração da música paraense: Johann e Viúva Negra. Além disso, com uma pitada de rock paraense, a cantora Aline Alves faz o show de abertura.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
“Será um privilégio dividir o palco com artistas tão ímpares da música paraense. E além dessas participações, no meu show eu vou cantar vários hits da Rita, como ‘Top Top’, ‘Minha Menina’ (da época de Os Mutantes), ‘Erva Venenosa’, ‘Amor e Sexo’, ‘Lança Perfume’ e muito mais. E do meu mestre Cazuza, a setlist traz algumas canções como ‘Bete Balanço’, ‘Exagerado’, ‘O Tempo não Para’. Vai ser lindo”, conta, de entusiasmada, Renata
INFLUÊNCIA MUSICAL
Ouvir rock era uma rotina na casa de Renata Del Pinho. O gênero foi trilha sonora de grande parte da infância da artista, que decidiu passar a paixão aos filhos, quando ainda eram crianças.
“Eu sempre cantei rock. Cresci ouvindo rock e influenciei os meus filhos quando eram crianças. Sempre busquei a versatilidade na minha carreira. Então, o rock também me ajuda a atingir esse objetivo. Cantar rock, pop, música paraense é um desafio. E o rock é um algo a mais. A voz, o corpo, a sonoridade dos instrumentos. Isso me engrandece enquanto artista” afirma Renata.
A alma de rebelde e as letras de protesto são características do rock e também da cantora e compositora paraense, que enxerga na carreira, uma oportunidade de passar mensagens através das músicas de outros artistas e também das composições próprias.
“Eu me defino como uma missionária. E a minha missão é cantar. Eu busco com meu canto e as minhas composições algo que beneficie o público. Minha arte se propõe a ser vista e precisa não só pela qualidade musical, mas, sobretudo, pelas mensagens que eu passo através das letras. Quando ouço frases do tipo ‘eu fui ao teu show de um jeito e ele me tocou profundamente’, isso me impulsiona a ser melhor, a ser mais humana e a ser mais artista”.
RETORNO A BELÉM
Recentemente, Renata del Pinho voltou a Belém depois de uma temporada de 7 meses viajando pelo mundo, à bordo de um cruzeiro. Lá ela cantou para milhares de pessoas todos os dias.
“Essa experiência me enriqueceu muito enquanto pessoa. Conheci outras pessoas, outras culturas e isso me ajudou a aguçar meu olhar sobre o mundo e a nossa vida. Eu tenho, a partir de tudo isso, uma visão mais ampliada do mundo inteiro e adquiri mais ainda a consciência de que a vida é muito rápida. Eu preciso aproveitar cada momento, como esse, que foi extremamente marcante”, ressalta.
E a partir dessa volta pra casa, Renata decidiu fazer uma temporada de shows em bares e restaurantes da capital e do interior do estado.
“Esse contato mais próximo com as pessoas é essencial para todo artista. Eu amo cantar nos teatros e nas grandiosas casas de espetáculos. Mas eu precisava um pouco mais desse calor humano. E essa minha temporada tem tudo a ver com isso.”
Sobre a experiência longe da capital paraense e dos aromas e sabores do Pará, a cantora afirma que apesar da vivência única e interessante de conhecer outras culturas, a viagem a fez valorizar o sentimento de ser paraense.
“Esse retorno à minha casa, Belém do Pará, é muito significativo pra mim. É muito legal sair e observar o lugar que é nosso, sob uma outra ótica. Eu sou daqui, eu sou uma artista da Amazônia, eu sou filha da floresta”, finaliza.
PERFIL
15 anos de carreira, marcada pela versatilidade artística e pela voz potente. Renata é cantora, voice coach, empreendedora e produtora musical. Atua fortemente na cena cultural. Autora de inúmeros projetos, como Woodstock Old and New Festival (música e artesanato), Centro de Formação de Cantores Siga Canto, Circuito Sonoro Siga Canto, produziu shows como “Aquela da Novela”, “And the Oscar Goes to”, “Toda – do ventre para o mundo”, “As mais Belas Canções de Amor”, entre outros.
Em 2023, lançou o álbum “Energia”, onde assumiu o alter ego “Renah”, uma mensageira interdimensional, que tem a missão de estimular a paz entre todos os seres, por meio da música.
SERVIÇO
Show Tributo à Rita Lee e Cazuza por Renata del Pinho
Data: 13 de julhoHorário: a partir das 18hLocal: Restaurante Na Maré – Rua São Boaventura, 112 – Cidade VelhaIngressos: Instagram @namarerestaurante